8 passos para uma alimentação realmente saudável

A alimentação é uma das bases para a boa saúde e muita gente busca o Ayurveda com o objetivo de melhorar a alimentação. Pois então hoje vamos esclarecer o que de fato é uma alimentação saudável conforme o Ayurveda, pois existem muitos mitos em torno desse tópico, a começar pela famosa dieta dos doshas, que eu já disse aqui – É UMA BALELA.

Pois então vamos à lista dos fatores que realmente contam para que uma dieta seja considerada saudável conforme os conceitos ayurvédicos, percorra a galeria para saber mais sobre cada tópico.

Parece óbvio, mas esse é o primeiro e mais importante passo pra uma dieta saudável, cumprindo essa regra muitos desequilíbrios são evitados. Costumamos comer por diversos motivos além da fome, como hábito, educação, emoção, diversão e estresse. Elimine tudo isso e só coma quando você estiver com fome real e com a quantidade compatível à sua fome, sem gula.


Não confunda comer conforme sua essência com dieta pra dosha, aqui o seu dosha predominante é sim levado em consideração mas muito mais em forma de atributos – quente, frio, pesado, leve, e esses atributos variam de pessoa pra pessoa, mesmo que tenham o mesmo dosha predominante, além disso o seu agni é o rei, se ele é fraco, forte ou instável é preciso que seja levado em consideração na hora definir a dieta.


Eu já falei aqui sobre os 6 sabores e como identificá-los nos alimentos (volte alguns posts no feed), o prato saudável de verdade é aquele que equilibra bem todos eles, levando em consideração as necessidades do seu corpo naquele dia (seus atributos) e o clima.


Os alimentos processados são os únicos vilões do seu prato, você não precisa fugir de carboidratos, dos bons açúcares ou gorduras, o que te adoece são os alimentos industrializados e seus ingredientes artificiais, pois todos eles são difíceis de digerir e se tornam toxinas no seu corpo. Aqui entram inclusive aquelas barrinhas fit, os biscoitinhos veganos e qualquer produto que tem saudável no rótulo mas que veio da indústria alimentícia e não da natureza.

Um detalhe que faz muita diferença. Quando preparamos nosso próprio alimento nos conectamos mais com ele, preparando o agni para a digestão através dos 5 sentidos, o aroma dos temperos, a cor e a textura dos ingredientes, tudo isso sinaliza pro agni o que será ingerido e aguça o apetite. Além de que cozinhando sua comida você terá certeza de sua procedência e ingredientes usados.


O consumo sazonal é um pilar da alimentação ayurvédica. A natureza nos fornece os alimentos em épocas específicas e nosso agni está apto a digeri-los nessa época, assim como os atributos do nosso corpo estão precisando exatamente dos atributos dos alimentos daquela estação. O mais crítico é consumir alimentos de inverno no verão e vice-versa, são como um veneno pro agni.



Procure comer de forma variada, afinal seu corpo não está igual todo dia, o clima muda e seu agni e mente mudam também, então comece a observar isso e se desapegue daquele café da manhã que se repete todo santo dia ou aquele shake pré-treino que é sempre o mesmo.


Em Ayurveda isso se chama Viruddha Ahara, são combinações que quando feitas intoxicam o corpo e destroem o agni, causando doenças a curto e longo prazo. Existe uma lista de alimentos que quando consumidos isoladamente são sim saudáveis, mas que se combinados entre sim se tornam tóxicos. Mas esse tópico é extenso então vou deixar pro próximo postΓǪ 

INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?

GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.