Virudhahara – Combinações Alimentares Incompatíveis

VIRUDDHA AAHARA Significa combinação incompatível e se refere a tipos de alimentos que não devem ser consumidos na mesma refeição pois seus atributos opostos confundem o agni e tornam a digestão deficiente, favorecendo o desgaste do agni e o acúmulo de toxinas na linfa e no sangue.

O consumo constante de viruddha aahara é um dos principais fatores causadores de transtornos digestivos, intolerância alimentar, reações alérgicas (de pele e respiratórias) e obesidade. 

O checklist para uma alimentação saudável deve ser:

  • Comer apenas quando houver fome e sempre que houver fome, evitando comer por desejo e se forçar a dietas restritivas ou jejuns prolongados;
  • Cortar o consumo de alimentos ultra processados, embutidos e congelados, preferindo os alimentos frescos, naturais e preparados na hora;
  • Priorizar o consumo de alimentos regionais e sazonais;
  • Cortar o consumo de qualquer tipo de virudha aahara.

→  Laticínios + ovos, peixes, frangos e carnes: Receitas como parmegiana, estrogonofe, salgados com recheio de carne ou frango e catupiry ou requeijão. Qualquer tipo de carne em conjunto com leite e derivados.

→  Ovos +  laticínios, peixes, frangos, carnes, frutas e feijões: Receitas como bolos e pães que levem leite e ovos, ou que misturem ovos e carnes ou feijão como feijão tropeiro ou baião de dois.

→  Amidos + Ovos, leite, banana, tâmara e caqui: O amido está presente em carboidratos vegetais de grãos, cereais e raízes (por ex: batatas, mandioca, trigo, aveia e arroz) então qualquer receita que leve ovos e alguma fonte de amido ou leite, como pão, bolo, crepioca, bolo ou panqueca de banana, bolos e tortas adoçados com tâmaras.

→  Laticínios + Frutas: Shakes, vitaminas, iogurtes ou qualquer receita que leve leite e frutas, em especial as cítricas.

Combinação de vários tipos de frutas, principalmente as cítricas com as doces: Diferentes frutas possuem potências (quente e frio) diferentes e portanto não devem ser combinadas na mesma refeição.

→  Frutas Cítricas com as Refeições: As cítricas só devem ser ingeridas 1h após cada refeição.

→  Alimentos de sabor amargo no início das refeições. Começar as refeições com a salada de folhas cruas pode não ser uma boa ideia, esses alimentos encerram o processo digestivo fazendo com que a refeição em si não seja bem digerida e se torne tóxica.

→  Alimentos de sabor doce após as refeições. Qualquer tipo de sobremesa, inclusive as frutas, após as refeições encerre a digestão com alimentos amargos e adstringentes como uma xícara de chá ou um punhado de sementes torradas. Já as frutas são uma boa opção 1 hora antes do almoço, pois o sabor doce abre o apetite.

→  Frango ou peixe + gergelim ou grãos germinados.

→  Consumo excessivo de: leite e iogurte, vegetais verdes ou saladas cruas, pickles ou alimentos e bebidas fermentadas.

→  Alimentos frios X Alimentos quentes (cozido x cru): Combinações como sorvete com bolo quente ou refeição quente com salada fria, frutas cruas com as refeições ou logo após (sobremesa). Opte por consumir frutas in natura em momentos isolados como lanche da manhã ou da tarde. As saladas cruas são uma opção em dias quentes em que o apetite fica reduzido ou sempre devem ser consumidas com um intervalo de 30 minutos da refeição cozida.

→  Mel Aquecido: O mel se torna tóxico quando aquecido, então nunca use em receitas que vão ao forno ou fogão nem adoce bebidas quentes. Não compre mel no mercado porque todo mel comercializado foi previamente pasteurizado e isso o torna tóxico, o único mel seguro é o cru.

→  Carnes, Ovos e Laticínios à noite: Esses alimentos são muito pesados e difíceis de digerir após as 16h.

→  Picante e alimentos de potência quente no clima quente. Ex:amêndoas, chocolates, pimentas, frutas cítricas, bebidas fermentadas durante o verão.

→  Alimentos de potência fria no clima frio. leite e iogurte, coco, saladas cruas, frutas fora de época.

→  Bebidas ou comidas frias após comidas ou bebidas quentes Saladas frias com comida quente, sobremesas ou bebidas geladas durante ou logo após a refeição.



INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?

GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.