Para ter mais disposição, seja como o girassol e siga o sol! É o que nos ensina o Ayurveda com a Dinacharya e a Rtucharya

O girassol tem esse nome porque ele faz um movimento diário acompanhando a trajetória do sol no céu, você sabia que o seu corpo também faz isso?

Foto de Maksim Goncharenok no Pexels

Seu fogo digestivo (que governa seu metabolismo) depende da luz solar, quando o sol nasce o agni está em cerca de um terço de sua potência e ele vai se intensificando conforme o astro rei alcança seu ápice no céu, depois ele vai se reduzindo novamente, conforme o sol se põe.

Junto com o fogo digestivo e subordinados a ele, funcionam outros 12 agnis – um para cada tecido do corpo e mais cinco para cada elemento que compõe a matéria – regulando o ritmo de todo nosso metabolismo. Se o jataragni (fogo digestivo) está bem, os demais também estão bem, mas se ele se desregula todo o sistema se desalinha, as cálulas passam a metabolizar de forma irregular as substâncias, os tecidos se formam inadequadamente pois os nutrientes e toxinas se misturam na linfa e no sangue.

A saúde é um resultado da harmonia desse fluxo metabólico, portanto para alcançá-la precisamos nos adequar ao ritmo da natureza, mais precisamente ao ritmo do sol.

E é por isso que nossa conduta deve mudar a cada estação, afinal o sol nasce e se põe em horários diferentes a cada época do ano, junto com ele a Lua também altera sua órbita, influenciando as águas do planeta e do nosso corpo e os ventos alternam seu ritmo e direção, influenciando todos os fluxos de nosso corpo e mente.

Se durante o inverno o sol fia menos tempo brilhando no céu e temos noites mais longas é natural (e mais saudável) que nossa rotina acompanhe isso com mais movimento, para gerar calor e leveza e dormindo mais cedo.

com a chegada da primavera nosso corpo começa a se preparar para os dias mais quentes do verão, teremos mais tempo de sol e a leveza dessa época nos deixa mais dinâmicos e entusiasmados. Já no clima mais quente do verão nossa energia vai se esgotar com mais facilidade e o agni tende a cair, pois o calor do sol e o tempo seco drenam nossa força, por isso a alimentação deve ser mais leve, fresca e líquida, a atividade física deve ser mais branda e os esportes aquáticos são os mais indicados.

Então, seja como o. girassol, aprenda a reconhecer os ciclos que se manifestam em seu corpo, ouça-os e alinhe sua rotina a eles, busque o sol, siga a luz e floresça com todo seu potencial, vigor e disposição.

INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?

GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.