QUINOA É MAIS SAUDÁVEL QUE ARROZ BRANCO?

Você acredita que substituir o arroz branco por quinoa vai deixar seu prato mais saudável? E se eu te disser que isso é um mito e que na verdade você pode até prejudicar seu agni fazendo isso?

Acontece que em se tratando de comida de verdade (exclua daqui os produtos alimentícios e processados) não há como dizer que um determinado alimento é simplesmente melhor ou pior. Porque a definição do que é saudável ou não depende de: Quem vai ingerir?  Quando e como?  Porque? 

Dependendo desses fatores você pode precisar de quinoa, arroz branco, arroz integral ou talvez deva evitar qualquer um deles em determinado momento.

Entenda que nenhum alimento será bom ou ruim pra você o tempo todo, pois a natureza é cíclica, os atributos do ambiente e do seu corpo mudam a cada momento e suas escolhas também devem mudar.  Portanto, a alimentação mais saudável é aquela que é rica e variada, sem priorizar ou excluir determinados alimentos.



Na verdade o arroz branco é um dos poucos alimentos que podemos consumir diariamente sem prejudicar nosso agni, pois ele é nutritivo e leve para a digestão.

E pra finalizar é importante relembrar aqui que Ayurveda não é uma dieta ou tipo de alimentação. Ayurveda é uma medicina, a ciência da vida (tal qual a biologia), e enquanto ciência ela nos ensina como cada substância interage com nosso corpo e o ambiente, cientes dessas interações e de nosso próprio propósito fazemos nossas escolhas. 

A quinoa e o arroz são apenas um exemplo de comparação e substituição que eu ouço diariamente em consultório, mas me diga aqui,  que alimento você passou a consumir sempre por acreditar que é melhor que outro? Algumas substituições fazem sentido mas a maioria que vejo é como arroz e quinoa.

INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?

GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.