Alimentação e rotina são apenas a ponta do iceberg

“O indivíduo que se alimenta com alimentos saudáveis e se dedica às atividades saudáveis, diariamente, que discrimina o que é bom e o que é ruim em todas as coisas e age sabiamente, que não é apegado aos objetos dos sentidos, que desenvolve o hábito da caridade, de considerar a todos como iguais, da verdade, do perdão e que conserva apenas a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças.”

Astanga Hrdayan

Este é um trecho do Astanga Hrdayan (um dos tratados do Ayurveda) que se refere às condutas para prevenção das doenças físicas e mentais. Aqui fica claro como não basta só seguir uma rotina adequada e uma alimentação equilibrada  para a manutenção da saúde, mas também são muito importantes a retidão moral, a sabedoria e o discernimento. Em um outro trecho do mesmo capítulo lemos também: “Evitar as atividades impróprias, do corpo, da mente e da fala pela transgressão deliberada das regras, controlar o sentidos, lembrar-se de experiências anteriores (e agir corretamente), conhecer o ambiente, o tempo e a si mesmo, seguir as regras da boa conduta.”

No Charaka Samhita (outro tratado) vemos: “Moksha (libertação física e espiritual) é possível pela ausência de paixões e ignorância e aniquilação do karma”  Entre os meios descritos para se alcançar moksha eu quero ressaltar aqui:

Perceba como é importante exercitar nossa relação conosco, a natureza e o próximo, o tempo todo. Todos os relacionamentos (com as pessoas e os ambientes), influenciam diretamente nossa saúde. A forma como lidamos com cada situação, como enfrentamos nossos apegos, medos e desafios, como colaboramos para o equilíbrio ou desequilíbrio do ambiente que habitamos, isso tudo afeta diretamente nossa essência e nossa saúde.

Vata é movimento e criação, Pitta é discernimento e ação, Kapha é matéria, coesão e nutrição, para alcançar o equilíbrio precisamos experimentar os três – criando, agindo e nutrindo, a nos mesmos e a nossos semelhantes. 

Deixe um comentário