Ayurveda – O que eu faria se estivesse começando hoje?

O primeiro contato com Ayurveda geralmente é confuso e nos sentimos perdidos com tanta informação nova e práticas desafiadoras pra nosso modo de vida ocidental, por conta disso muitas vezes acabamos metendo os pés pelas mãos e errando a ordem de alguns fatores, incluindo práticas desnecessárias e causando um turbilhão de mudanças que mais atrapalha do que ajuda, afinal um dos princípios que o Ayurveda nos ensina é o minimalismo e a calma, então entendemos que as mudanças são necessárias mas elas devem ser graduais, nada será curado na urgência.

Pensando nisso eu elaborei uma lista de práticas que eu recomendo que sejam adotadas em primeiro lugar, caso você esteja descobrindo agora o Ayurveda e esteja nesse lugar de fascínio e confusão, espero que te ajude!

Experimente começar o dia em silêncio

1. PRÁTICA DO SILÊNCIO

Antes de qualquer coisa é importante aprende a silenciar. Comece não pulando da cama com o celular na mão pela manhã, primeiro sente-se, respire fundo, alongue-se e permaneça em silêncio, de olhos fechados por pelo menos 1 minuto – aumente esse tempo gradualmente, até conseguir meditar por 15 minutos.

Depois inclua pequenas pausas de 1 minuto ao longo do seu dia, basta fechar os olhos, alinhar a coluna, respirar profunda e lentamente e permanecer em silêncio. Você logo perceberá como esse hábito simples é poderoso, especialmente se você trabalha no computador ou tem uma rotina intensa e estressante.

Foto de George Milton no Pexels
A escrita é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, pratique.

2. AUTO-OBSERVAÇÃO

Sugiro fazer um diário com seus sintomas e emoções, para rastrear como você se sente ao longo do dia, anote todas as alterações que perceber em seu corpo e mente e as atividades daquele dia. Isso vai ajudar a te trazer clareza sobre como os estímulos externos estão te afetando e será o ponto de partida para que você possa se conhecer melhor, se afastando do que te prejudica, quando possível e aprendendo a filtrar o que recebe.


3. CURADORIA DIÁRIA

Um detox no tipo de conteúdo que você consome é muito importante, muito se fala sobre detox físico mas Ayurveda nos ensina que os cinco sentidos são os guias de nossa percepção e é através deles que absorvemos e digerimos o mundo à nossa volta, sendo assim é importante cuidar não só do que comemos mas de tudo o que consumimos.

Analise tudo o que te traz algum tipo de informação ao longo do dia e caso não seja necessário ou te leve a um estado alterado de humor, elimine.

Aui entra conteúdo de rede social, televisão, leitura, companhias e lugares. Reavalie tudo e mantenha só o que faz sentido na sua vida, que está alinhado a seus valores e propósito.

Enquanto isso observe o que te afeta e reflita sobre porque tal estímulo é indigesto pra você, comece o exercício de purificação, saindo do lugar da crítica e partindo para a análise e compaixão.

Foto de Hassan OUAJBIR no Pexels
O por-do-sol indica o momento de desacelerar

4. ROTINA NOTURNA

Já pensando em implementar uma rotina mais saudável vamos começar a organizar o relógio biológico e o ponto de partida é a rotina notura, pois o seu dia seguinte depende de uma boa noite de sono.

Diminua o ritmo e se desconecte a partir do por-do-sol, mesmo que ainda esteja no trabalho experimente desacelerar, falar menos, agir com mais calma e se conectar com o ritmo mais lento da natureza nesse horário. Caso possível observe o por-do-sol, mesmo que apenas pela janela.

Já em casa, tome banho antes do jantar, um banho morno e relaxante, com luzes reduzidas, use óleos essenciais como lavanda, camomila e jasmim. Tenha um jantar leve, sem laticínios, carne e ovos, prefira alimentos cozidos e em pequena quantidade. Antes de se deitar beba uma xícara de chá de ervas a sua escolha e medite com um mantra.


5. ROTINA MATINAL

Agora que você já conseguir organizar a rotina noturna e está dormindo melhor é hora de ajustar a rotina matinal, experimente despertar mais cedo, perto ou pouco antes do nascer do sol é o ideal, mas siga seu corpo, a dica é se levantar quando seu corpo se despertar naturalmente, independente do horário.

Inclua meditação e prática espiritual como primeira atividade do dia, seja qual for a sua fé se conecte com ela, crie um ritual que faça sentido pra você e siga-o diariamente.

Antes de ir direto pro café da manhã quebre o jejum com uma xícara de água morna, não precisa adicionar nada, seu corpo precisa de hidratação e calor para começar o dia, depois disso observe sua fome, será que o café da manhã é mesmo necessário? Caso seja opte por alimentos simples e cozidos como um purê, cereal ou mingau, frutas caem melhor a partir das 10 da manhã, quando o fogo digestivo já está apoto.

Foto de Alesia Kozik no Pexels
A alimentação saudável prioriza alimentos naturais, frescos e cozidos

6. ROTINA ALIMENTAR

Agora que você já controla melhor sua mente, já dorme bem e tem uma rotina matinal adequada você terá mais disposição para ajustar sua alimentação. Comece observando seus hábitos, o que é saudável é simples, natural e fresco, então corte tudo que é ultra processado, congelado e artificial.

Inclua mais grãos, cereais, legumes e verduras em sua alimentação e procure variar sempre. O almoço é a principal refeição do dia e é nele que deve haver o maior volume e variedade de alimentos, faça um prato colorido e adequado ao seu apetite, a quantidade de comida quem dita é sua fome, mas pra ouvi-la você precisa controlar o desejo.

BORA TER UMA VIDA MAiS LEVE?

A partir desse ponto você já terá mais clareza sobre seus corpo, terá consciência do que te afeta positiva ou negativamente, terá uma rotina minimamente organizada e se sentirá apto a avançar com o Ayurveda, então é hora de buscar orientação de um terapeuta.

INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?

GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.