OS 3 doshas e a criatividade

Como cada dosha expressa a criatividade?

Se você está em seus primeiros passos com Ayurveda provavelmente já viu por aí que a criatividade é Vata, certo? Errado!

A criatividade é um processo que tem começo, meio e fim e portanto flui pelos três doshas. Acontece que geralmente associamos criatividade ao ato de imaginar, idealizar e isso geralmente envolve mais o dosha Vata, o que não significa que Pitta e Kapha não participem também, oras bolas. Lembre-se sempre: tudo no seu corpo e mente flui por 3 doshas, sempre!

Entendido isso, vamos aos fatos:

Acontece que cada fase do processo criativo requisita mais um dos doshas, ficando mais ou menos assim:

Idealização: Vata
Planejamento: Pitta
Execução: Kapha

E portanto, dependendo de qual dosha você tem predominante em seu biotipo você terá potencial extra praquela fase.

Mas… Como nem tudo são flores, dependendo também de qual dosha você tem acumulado você pode apresentar dificuldades com aquela fase. Sabe quando a ideia parece que nunca se concretiza? Pois é, Vata gritando! 

Veja abaixo como cada dosha (eu disse dosha, não se fixe em biotipos) se comporta em relação à cratividade:


VATA

A essência da criação, o impulso inicial de imaginar, idealizar, sonhar.

Potencial direcionado à inovação, pensamentos fora da caixa, a criação a partir do zero.

ÁREAS DE MAIOR EXPRESSÃO: Artes, filosofia, música, tecnologia.

COMO APROVEITAR MELHOR

Pratique atividade física ao ar livre, mantenha uma rotina consistente com horários fixos para acordar, almoçar e dormir, experimente trocar de ambiente, conheça novos lugares e pessoas, busque inspiração em áreas diferentes da sua.


PITTA

A ideia começa a tomar forma, o raciocínio passa a ser dominante, o sonho precisa tomar forma e principalmente propósito, planejar, organizar e delegar.

Potencial para a solução prática de problemas, as ideias surgem a partir do olhar crítico e minucioso.

ÁREAS DE MAIOR EXPRESSÃO: Design, engenharia, ciência, comunicação (fala).

COMO APROVEITAR MELHOR

Busque o contato com a natureza – jardins floridos, parques arborizados, fontes, rios e cachoeiras, pratique meditação regularmente, faça algumas breves pausas ao longo do dia, se alongue.


KAPHA

A ideia é material, física e palpável. Não há muito espaço para idealizações, é preciso construir, executar. Organização, método e perseverança.

Potencial para criar a partir dos materiais, as referências são físicas. A solução de um problema é o ponto de partida, mas agora com apelo mais emocional, sensorial.

ÁREAS DE MAIOR EXPRESSÃO: Artesanato, marcenaria, escultura, culinária, decoração, comunicação (escrita).

COMO APROVEITAR MELHOR

Busque o movimento, exponha-se ao sol matinal, desapegue-se de tudo que não é útil – principalmente no espaço de trabalho, mantenha suas ferramentas e espaço sempre bem limpos, arejados e organizados.



Todos nós podemos nos beneficiar dos 3 potenciais, mas fazendo uma auto-análise você com certeza identifica um que seja mais evidente em você e quais são mais desafiadores. 

Então tire proveito do fluxo dos doshas sabendo como usá-los, aproveitando seu potencial natural e buscando aliados com os atributos que te faltam (sejam parceiros ou ferramentas), afinal as ondas do mar sempre vão quebrar na praia, só te resta aprender a surfar para não levar um caldo.

Eu por exemplo: Meu potencial é kapha, a ideia inicial é um grande desafio pra mim, sabendo disso eu busco as ferramentas que me tragam ideias a partir do emocional (humor), por isso busco sempre os videos e memes, a partir deles eu desenvolvo meu raciocínio e crio algo original. Percebe? ?

E você? Me conta aqui quais estratégias você usa pra impulsionar sua criatividade, ou se não consegue, qual é seu desafio?


INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?

GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.