Como saber meu dosha?

Não há como traçar um itinerário sem saber onde estamos e qual é o destino, certo?

Assim é o processo terapêutico do Ayurveda, identificar sua essência e seu nível de desequilíbrio é o primeiro passo rumo à cura. Além disso identificar a prakriti é apenas um passo, é preciso obter a partir daí uma orientação específica de como usar essa informação a seu favor, essa conduta é individual.

Essa é uma dúvida natural, já que dosha é o que mais se fala quando o assunto é Ayurveda, mas a questão é que saber isso não é um ponto fundamental para uma vida equilibrada, na verdade é muito mais  importante aprender a observar e reconhecer seu agni e seus desequilíbrios (vikrtti).

A Prakriti (popularmente chamada de dosha) é como o nosso DNA, única e imutável. É a receita da combinação dos três doshas em nosso corpo e a dinâmica estabelecida entre eles. Ela define nosso biotipo, tendências e traços de personalidade. Se você ainda não sabe o que são os doshas, volte alguns passos no feed e leia o post ΓÇ£O que são os doshas?ΓÇ¥.

Para identificar a prakriti é feita uma análise minuciosa de todas as suas características físicas e emocionais. São cruzados dados como biotipo, metabolismo, comportamento e desequilíbrios que a pessoa apresenta ao longo da vida. Uma vez identificada o terapeuta consegue traçar um plano de ação para tratar os desequilíbrios e orientar o paciente quanto às melhores condutas para cada estação do ano.

Descobrir sua prakriti vai muito além de um questionário, é uma jornada de autoconhecimento. Algumas pessoas tem uma prakriti bem definida, quase explícita, mas em outros casos isso não é tão simples, não se trata de uma ciência exata, requer observação, atenção e paciência, uma tarefa bem confusa para um aspirante ou iniciante.

Existem vários testes on-line que prometem identificar a prakriti, mas eles nem sempre apresentam um resultado preciso, pois muitos pontos precisam ser analisados a partir de uma comparação com outros.

Mas o que quero transmitir aqui é: Não fique preso a isso, aprenda a observar seu corpo, seu metabolismo, perceba o que é natural pra você e o que já se tornou normose, conhecer a si mesmo e entender como seu corpo reage às substâncias tem muito mais a ver com Ayurveda do que seguir dietas que se dizem ayurvédicas porque são feitas para dosha A ou B.

Ayurveda não é esse conjunto de dogmas que muita gente repete sem sentido.

INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?


GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.