ENTENDA O CAFÉ PELA LÓGICA AYURVÉDICA

O Ayurveda estuda as substâncias a partir de seus atributos (gunas), são esses atributos que devem ser levados em consideração ao escolhermos e combinarmos os alimentos.

Do ponto de vista ayurvédico o café é uma substância de sabor amargo, potência quente, leve e seco.

Esses atributos agravam os doshas vata e pitta e equilibram o dosha kapha, mas na prática temos que analisar com mais cautela, pois ele tem também efeito rajásico, o que precisa ser levando em conta com peso extra.

Rajas é o estado de desequilíbrio em que a mente fica hiperativa, agitada e instável, o oposto a isso é o estado tamásico, de lentidão, peso e inércia. 


O EFEITO DO CAFÉ NA MENTE

Quando estamos  em equilíbrio (satwa) oscilamos entre rajas e tamas ao longo do dia, com momentos de concentração e criatividade. 

O café, por ter um karma rajásico, nos deixa nesse estado de alerta que gera uma falsa sensação de energia.

No dia-a-dia estamos cercados de estímulos sensoriais que também tem efeito rajásico: sons, eletrônicos e telas, redes sociais, situações de estresse e ritmo acelerado. Por conta disso usar regularmente uma substância com esse mesmo efeito é extremamente nocivo, pois nos deixa em estado rajásico permanente, gerando: falta de concentração, ansiedade, oscilação de humor, irritabilidade e insônia.


Muita gente pensa que o café é energético, e por isso recorre a ele em momentos de fadiga e acaba fazendo disso um hábito, gerando um ciclo vicioso de desgaste e estímulo que só deprecia o corpo e hiperexcita a mente.

Ayurveda não exalta nem condena nenhuma substância, tudo pode ser bom ou ruim dependendo das circunstâncias, com o café não é diferente.



Em um dia frio e úmido, na parte da manhã quando o dosha kapha está predominante e se você não está com sintomas de ressecamento e a mente rajásica o café pode ser terapêutico, ele trará acolhimento e ânimo deixando seu corpo leve e quente e sua mente mais alerta.

Porém em um dia que já esteja quente ou seco, ou que sua rotina atribulada tenha tirado sua energia, recorrer ao café como suporte será um grave erro, pois ele vai agravar todos esses atributos da mente e do corpo, drenando a energia que já está baixa e agitando a mente que já está exausta. 


Quando precisar de energia, foco é disposição opte por um alimento que seja nutritivo e aterrador, como um leite vegetal morno com especiarias, um purê de legumes, mix de castanhas ou uma porção de fruta cozida, essas são fontes de energia real que promovem vigor e nutrição.

E lembre-se: O que combate a fadiga e a falta de energia é o repouso, se você se sente disperso e sem energia o dia todo você precisa de sono de qualidade e meditação regular, pare de tapar o sol com a peneira e trate-se com carinho.

INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?

GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.