LIÇÕES VÉDICAS QUE PODEMOS APRENDER COM O FILME SOUL

Os filmes da Disney Pixar sempre me encantam pela forma como abordam temas profundos e complexos de uma forma extremamente simples e lúdica, e o filme Soul – Uma aventura com alma – me tocou ainda mais porque fala sobre como se forma nossa essência e sobre os conceitos de karma e dharma.

O filme conta a história de Joe, um pianista que sonha com uma carreira de sucesso no Jazz mas se sente frustrado por ter que trabalhar como professor de música, até o dia em que surge uma oportunidade única de tocar com uma grande saxofonista mas acaba morrendo antes do show.

Aqui o filme ja traz um conceito chave do Ayurveda: O apego é a causa de todas as doenças.

Joe estava tão apegado ao seu sonho que quando vislumbrou que o alcançaria perdeu totalmente o controle dos sentidos, explodindo em euforia que resultou em falta de atenção e causou sua queda e morte. Mesmo depois da morte o apego se manteve, foi quando ele passou a procurar desesperado um modo de voltar à Terra e conheceu a 22, uma alma que não tinha desejo nenhum de viver e precisa de um mentor que a inspire.

22 passa a ajudar Joe em sua busca por um modo de voltar pra Terra e pra isso ele tem que se passar por seu mentor, mostrando a ela vários aspectos da vida material para que ela desenvolva um propósito e consiga seu passe. 

Eu achei super interessante a forma que o filme usou pra mostrar que nossa essência vem antes da matéria, quando as almas lá na Escola da Vida vão recebendo suas personalidades, ou seja, o corpo em que nascemos é moldado para atender à nossa essência e não o contrário. Assim é nossa prakruti (ou dosha), se eu nasci kapha é pq minha essência já trouxe consigo esses atributos por conta do meu karma e meu propósito.

No filme é chamado de missão e ele mostra como damos um peso excessivo a esse conceito, buscando por algo materialmente grandioso.

Joe acredita que seu propósito é a música e por isso passa a perseguir o sonho do sucesso, sem se dar conta que sua verdadeira missão é inspirar, exatamente o que ele teria a oportunidade de fazer sendo professor, tendo a música como ferramenta e não como propósito de fato.

Mas ele só percebe isso quando enfim alcança a realização material que tanto sonhava mas não se sente preenchido e sofre outro acidente.

De volta ao plano espiritual, mesmo sem ter consciência de seu propósito Joe o cumpriu, pois sua obstinação de certa forma acabou inspirando a 22, ou seja, nós não precisamos procurar o tal propósito com todo esse peso material que projetamos ele, só precisamos tomar consciência de nossa essência e expressá-la pq é nela que está nossa missão.



Quando a 22 encarnou no corpo de Joe e ele no corpo de um gato ela experimentou todas as memórias e emoções do Joe, demonstrando que tudo isso faz parte do corpo físico e não da alma.

Na Escola da Vida Joe prova um pedaço de pizza e se espanta pq não sente o gosto e então a 22 explica pra ele que os sentidos são atrelados ao corpo, portanto são uma experiência física que só temos na vida material.

Mais um conceito do Ayurveda – nossa vida é como uma viagem em uma carruagem puxada por 5 cavalos, onde nós, enquanto alma, somos o passageiro e os 5 cavalos são os cinco sentidos, que nos movem e tem o potencial para nos levar adiante ou a nos manter literalmente empacados na vida, por causa do apego.

Então a lição do filme é: Persiga seus sonhos, mas sem apego, tenha em mente que a vida não é sobre alcançar metas, a vida acontece na trajetória, dharma não é o objetivo da vida mas sim o modo como você atinge esse objetivo e sua essência diz muito sobre seu propósito, olhe pra dentro de você, o que você tem é único.

INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?

GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.