Você sabia que sua imunidade é o resultado não apenas de sua alimentação, de todo o contexto físico, mental e espiritual de sua rotina?
A imunidade é composta pela combinação de fatores genéticos (prakruti) mais o karma.
Karma = Ação e como toda ação gera uma reação, a forma como você age na sua rotina pode fortalecer ou debilitar sua imunidade.
SOMOS O RESULTADO DO QUE CAPTAMOS E CONSEGUIMOS DIGERIR ATRAVÉS DE NOSSOS 5 SENTIDOS.
Dependendo da sua prakruti (vata, pitta ou kapha) você pode ter uma predisposição genética com maior ou menor resistência imunológica, mas independente de qual seja seu dosha dominante ela pode ganhar ou perder força conforme seu estilo de vida.
Nosso corpo é formado por uma sequência de 7 tecidos e a imunidade é o resultado da boa construção de cada um deles.
E como tudo na natureza, nosso corpo é cíclico, com demandas que variam a cada fase da vida, cada época do ano, cada período do mês e horário do dia.
Essas demandas não são apenas alimentares, mas também sensoriais, emocionais e espirituais. Pra te ajudar a desenvolver a auto-observação eu criei uma lista de sinais de alerta da imunidade, a seguir quais são avisos que seu corpo dá quando precisa de sua atenção:
- Queda ou grande oscilação energia ao longo do dia, com fadiga física e desgaste mental;
- Peso, sono ou qualquer desconforto depois de comer, isso indica que seu agni está sofrendo pra digerir os alimentos, se ele não digere bem você não terá bons tecidos nem imunidade;
- Dores frequentes;
- Alterações na pele;
- Perda ou ganho de peso aparentemente sem motivo;
- Saburra evidente e gosto ruim na boca ao acordar (toxinas);
- Descontentamento com a vida, falta de propósito e motivação;
- Estresse, ansiedade, agitação ou letargia;
- Crises alérgicas e distúrbios respiratórios;
CONCLUSÃO:
Se você perceber uma queda na sua imunidade reavalie toda a sua rotina, não só a alimentação, mas todas as suas escolhas, seu corpo apenas reage ao que você faz (karma), portanto, ele não está bem é porque você não está agindo bem.
E se você não sabe como fazer isso, procure ajuda, não recorra a receitinhas mágicas da internet, não é porque algo é natural que não tem risco de te fazer mal.