8 passos realmente eficazes para garantir uma boa imunidade, segundo o Ayurveda

Antes de pensar em shots, suplementação ou qualquer tipo de prática que você encontrou por aí que promete blindar sua imunidade certifique-se de seguir esse checklist em sua rotina, fazendo isso você garante uma boa imunidade.

Dormir bem é fundamental para a manutenção do agni e da imunidade, mas isso não significa que você deve dormir muito, estamos falando de qualidade e não quantidade.

Um sono de qualidade começa com horários regulares, dormir e despertar sempre no mesmo horário faz muita diferença. Além disso a higiene do sono é essencial, cuide para reduzir o ritmo e os estímulos a partir do por do sol, iniciando uma rotina de desaceleração pelo menos 3 horas antes de ir se deitar, evite jantar depois das 20h e não coma nada de origem animal nesse horário.


Beba água sempre que tiver sede, em pequenos goles e na temperatura adequada que é natural ou fresca no verão e morna no inverno, nunca beba água gelada e não abuse de chás e infusões, o corpo precisa de água pura pra se manter livre de toxinas, nada substitui a água nesse quesito.


Procure sempre equilibrar os 6 sabores no seu prato (doce, salgado, amargo, adstringente, picante e azedo), não se prive e nem favoreça um único sabor seguindo dietas restritivas. Procure variar seus alimentos, experimente novas receitas. Lembre-se que o corpo tem necessidades diferentes a cada estação, procure se alimentar conforme a sazonalidade (tem post no feed sobre isso). Evite saladas e alimentos crus ou frios no inverno e alimentos gordurosos e quentes no verão. Use especiarias e ervas ao invés de temperos prontos.

Foto de olia danilevich no Pexels

Se exercitar demais ou com intensidade muito alta pode ser tão ou mais nocivo do que não se exercitar, portanto preste atenção ao seu corpo, o conceito de romper limites e se sobrecarregar é um erro. A atividade física deve consumir apenas a metade de nossa capacidade física do dia, mais que isso você sobrecarrega o agni e causa degeneração dos tecidos, mesmo que seu objetivo seja perda de peso, vá com calma, especialmente no verão, quando esse limite cai pela metade. Encontre uma atividade física que seja prazerosa pra você e se exercite pela manhã, em jejum (mas não com fome!).


Ser saudável vai muito além do corpo físico, a imunidade é resultado do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, por isso as atividades de devoção são muito importantes, independente de qual seja sua crença, pratique, esteja em contato com sua espiritualidade.

Outra forma importante de equilíbrio pisco-espiritual é ter uma atividade de lazer que te proporcione crescimento e contentamento, aproveite para expressar sua criatividade e tenha um benefício extra.


Meditar é preciso, sempre. Se você ainda não incluiu a meditação na sua rotina faça isso o quanto antes, comece com pequenas pausas de 1 minuto e então vá aumentando. Escolha um local tranquilo, sente-se confortavelmente, feche os olhos e preste atenção à sua respiração.

No fim do dia a meditação guiada pode ser uma grande ajuda para relaxar e conseguir dormir melhor.


Vivemos constantemente expostos a inúmeros estímulos que sobrecarregam nossos cinco sentidos. Por conta disso tendemos ao estado rajásico, que é quando a mente está agitada e inquieta, com dificuldade de concentração e estressada. Para evitar isso seja seletivo com o que você consome – leitura, tv, música, conversas e lugares – comece a analisar tudo o que você ΓÇ£engoleΓÇ¥ involuntariamente através da audição e da visão principalmente, será que sua decisões de consumo são suas mesmo ou são resultado desses estímulos todos? Avalie e questione.

Foto de Jonathan Borba no Pexels

Grande parte da nossa força e vitalidade vem de nossos relacionamentos: família, amigos, parceiros e colegas de trabalho. Se algum deles te suga ou desestabiliza esse efeito se refletirá sim na sua imunidade. Então cuide de seus relacionamentos, mantenha-se em contato com quem te faz bem, te nutre e com quem você sente que estabelece uma troca justa de energia, a chamada reciprocidade. Não se culpe por se afastar de quem te faz mal, afinal um relacionamento desequilibrado é tóxico para ambas as partes. 

INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?

GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.