Tome o controle de suas emoções e desejos


Para encontrar a paz interior, precisamos ter consciência de nossas forças, pontos fracos e potencial. A cada dia passamos por inúmeras situações que testam e forçam nossos limites, mas a maneira como reagimos a elas é escolha nossa e é a única coisa que podemos e devemos controlar.

Pensamentos são derivados da energia Vata, por isso são rápidos, instáveis e voláteis, sua mente elabora milhares de pensamentos por minuto, todos fruto do que você capta do ambiente através dos seus 5 sentidos, combinados a seu karma (ação) e experiências.

A partir do momento que um pensamento se torna repetitivo ele cria uma emoção, as emoções são fruto da energia kapha, são mais lentas, estáveis e tendem ser mais difíceis de mudar, enquanto os pensamentos fluem como o vento, as emoções são como o curso de um rio, ambos podem ser sutis e agradáveis ou turbulentos e devastadores, tudo depende de como rajas (ação, atividade) está sendo empregada em sua mente.

A mente por natureza é satwa, opera em uma dinâmica perfeita entre rajas (ação) e tamas (inércia), mas ao longo do dia somos expostos a situações e hábitos que podem estimular demasiadamente rajas ou tamas, gerando uma identificação que pode se tornar um transtorno: hiperatividade, letargia, estresse, ansiedade, depressãoΓǪ

O fato é que não podemos controlar grande parte do que acontece a nossa volta, mas podemos aprender a filtrar melhor o que nossos sentidos absorvem, fazendo uma curadoria diária do que consumimos, com quem falamos, o que assistimos ou lemos e ambientes que frequentamos. E aprendendo a simplesmente ignorar os estímulos que nos perturbam.

Não estou dizendo aqui que você deve se trancar em uma bolha, mas que você deve sim identificar os gatilhos de reatividade negativa da sua mente e se afastar deles até que se restabeleça o controle emocional adequado.

Para mudar uma emoção você precisa mudar uma sequência de pensamentos por um determinado tempo, você precisa treinar diariamente sua mente para um estado sátvico, pois o ritmo da vida moderna a estimula em rajas o tempo todo (competição, produtividade, comparação).

Esse exercício requer uma boa dose de austeridade, pois o desejo está atrelado a rajas e o desejo é a rédea que você deve manter sob controle, dosando sua medida com discernimento. 

Não caia na ilusão de que por sofrer com as influências externas você pode compensar cedendo  aos desejos, pois é o contrário, por sofrer com as influências você deve domá-lo ainda mais, caso contrário esse mecanismo se torna o escape da sua mente.

INSCRIÇÕES ABERTAS

MENTORIA #3 • 5 Semanas de Ayurveda Simples

Os fundamentos do Ayurveda com orientações práticas, diagnóstico e acompanhamento

Entenda seu corpo e alinhe sua rotina

Precisa de ajuda?

Posso te atender em uma consulta on-line!

Vou avaliar seu biotipo e rotina, diagnosticar os possíveis desequilíbrios e propor um plano de tratamento

BORA TER UMA VIDA + LEVE?

GOSTOU DO CONTEÚDO? INSCREVA-SE PARA RECEBER +

Não enviamos spam! Confira nossa política de privacidade.